• Cíntia Schenkel

Consultoria Online: passo a passo para criar a sua própria consultoria.

Atualizado: Nov 13




Primeiro vamos entender o que é que a prestação de serviços de consultoria.


O que é uma consultoria


Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções.


No processo de consultoria são levantar as necessidades do cliente, por meio de diagnósticos, identifica-se soluções e, então, se recomenda ações de melhoria (Plano de Ações).


No caso da consultoria online, o processo é feito por meio de reuniões virtuais em plataforma de conferência remota, como Zoom ou Meet (da Google).


Para ser consultor(a) você precisa dominar um assunto e ter conhecimento técnico para tal. Mas não é necessário ter dezenas de formação e anos de experiência, dependendo do foco da sua consultoria.


O que NÃO é consultoria


Não é execução de atividades do plano de ações;


Não é terapia, por mais que o processo de escuta existe;


Não é processo continuo: a consultoria prevê, início, meio e fim.


Agora que você já saber um pouco mais sobre esse processo vamos aos passos para criar a sua consultoria online.



PASSO 1: Definir o seu nicho/área de atuação.


Você precisa definir o nicho que irá atuar. Aqui você vai considerar os seus conhecimentos técnicos, sua experiências ou habilidades que podem vir a ajudar a resolver uma demanda do mercado.


Por exemplo: Se você conhece de finanças, já estudo muito a área de investimentos, sabe identificar possíveis problemas analisando as movimentações de outras pessoas, você pode prestar consultoria de investimentos.


Outro exemplo: Um profissional que tem conhecimento e experiência com Redes Sociais, engajamento e conteúdo, pode prestar consultoria de avaliação dos perfils do clientes nas principais Redes Sociais ou somente voltado para o Instagram. A partir dessa análise, sugerir ações de melhoria, estruturar um plano para execução.



PASSO 2: Definir pra quem é

Esse passo é muito importante! Por mais que o seu conhecimento permita atuar com diversos perfils de clientes, escolha um perfil ideal. Quanto mais você conhecer o seu cliente, mais alinhado será o seu processo de consultoria e mais entenderá o que é possível ou não dele executar.


Por exemplo: Para uma consultoria de marketing digital poderia focar em profissionais liberais que vendem serviço. Desta forma saberá trazer estratégias mais direcionadas e facilitará na análise e estruturação do plano de ações.


As pessoas querem consultores especialistas, então quando mais ela perceber que você entender do negócio e da atuação dela, mas ela vai se conectar e sentir confiança para contratar.


PASSO 3: Estrutura da Consultoria


Nesta etapa você precisa pensar em qual problema a sua consultoria vai resolver. É importante pensar que você precisa resolver um problema pontual do cliente e entregar uma solução que ele possa executar.


Existem diversos tipos de consultoria, as mais comuns no ambiente empresarial são:


- Consultoria de Marketing: nas diversas frentes, como redes sociais, ecommerce, marketing digital.


- Consultoria de Finanças: desde organização financeira até investimentos.


- Consultoria em Gestão, Processos e Recursos Humanos: aqui entra as consultorias de planejamento, reestruturação de processos, logística, gestão de pessoas em geral.


- Consultoria de Inovação: Focada em analisar e implementar processos de inovação nas empresas.


As consultorias podem ser para pessoas físicas também como nos tipos listados a baixo:


- Consultoria de beleza: Direcionada para cuidados da pele, indicação de produtos e alinhamento de rotina de skincare, normalmente os consultores são dermatologistas, esteticistas ou fisioterapeutas dermatofuncionais.


- Consultoria fitness: Personal trainer elabora um plano de exercícios e pode ser realizada com apoio de outros profissional da área da nutrição, englobando a prática física e alimentação.


- Consultoria de moda: voltada para identificação de estilos, montagem de looks ou até mesmo de apresentação pessoal.


Entre outros tipos.


Na hora de estruturar a sua consultoria você precisa pensar no objetivo que vai ajudar o cliente a alcançar, lembre-se de avaliar o que o cliente ideal deseja:


Exemplos:

  • Ter mais clientes;

  • Fortalecer a presença digital;

  • Organizar a rotina de skincare;

  • Ter um planejamento de treino personalizado;

  • Melhorar o posicionamento das suas redes sociais;

  • Ter um plano de marketing;

  • Ter um planejamento de conteúdos;

  • Organizar as finanças;

  • Melhorar seus investimentos.

Depois disso definido você vai pensar nas etapas da consultoria propriamente dita:


1) Diagnóstico:

Como você vai coletar dados e informações para analisar o clientes e propor soluções.

Aqui eu indico que você elabore um formulários com as perguntas importantes para enviar ao cliente ou para preencher com ele no encontro inicial.

Utilize o Google Forms para criação do formulário.


2) Plano de ações:

Após a etapa de analise você vai indicar as soluções para o cliente. Neste caso poderá utilizar de ferramentas próprias, de relatórios ou como sugestão, usar a ferramenta 5W2H - A ferramenta 5W2H é um conjunto de questões utilizado para compor planos de ação de maneira rápida e eficiente.


3) Acompanhamento:

Após a entrega do plano você pode propor mais 1 ou 2 encontros para acompanhar a execução do plano.

⚠️ O consultor não executa as ações do plano. Você vai aproveitar esses encontros para tirar dúvidas, indicar outros materiais de apoio, se necessário, e ajustar o plano caso precise.


PASSO 4: Venda da Consultoria


A maioria dos consultores tem seus clientes por meio de indicação, existe um mito que as pessoas e as empresas só contratam esse serviço desta forma.


Nos dias de hoje é possível vender consultoria pela Redes Sociais, divulgando o serviços pelo Instagram, Facebook ou LinkedIn.


Uma estratégia que você pode usar é, fazer uma série de questionamento a cerca das dúvidas da sua audiência sobre o assunto da sua consultoria e no final apresentar a sua ela como uma solução.


Importante que você gere conteúdos sobre o assunto trazendo dicas e informações que vão ajudar o seu potencial cliente. Essa é a melhor forma de gerar valor, confiança e converter seguidores em clientes.


Proposta Comercial: É imprescindível preparar uma proposta ou uma página de vendas que explique sobre a sua consultoria. Como ela funciona, para quem é, quantos encontros, quais as entregas, onde será realizada, como serão agendados e realizados os encontros e, claro, o valor da consultoria. Vale também colocar um breve currículo que dê respaldo a você como consultor.


PASSO 5: Entrega da Consultoria


A entrega vai ocorrer online, então você precisa escolher a plataforma que realizará as reuniões, exemplo Zoom e Google Meet. Essas plataformas tem planos gratuitos e pagos, verifique a opção que lhe atenderá melhor.

Aqui também você tem que pensar se terá algum material complementar, uma aula, vídeo ou ferramenta de apoio.


Com esses 5 passos concluímos a criação da sua Consultoria Online.

Agora é colocar em ação e captar seus clientes!


Você também pode assistir nossos vídeo sobre o assunto:



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