
Cíntia Schenkel
Consultoria Online: passo a passo para criar a sua própria consultoria.
Atualizado: 13 de nov. de 2021

Primeiro vamos entender o que é que a prestação de serviços de consultoria.
O que é uma consultoria
Consultoria é a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções.
No processo de consultoria são levantar as necessidades do cliente, por meio de diagnósticos, identifica-se soluções e, então, se recomenda ações de melhoria (Plano de Ações).
No caso da consultoria online, o processo é feito por meio de reuniões virtuais em plataforma de conferência remota, como Zoom ou Meet (da Google).
Para ser consultor(a) você precisa dominar um assunto e ter conhecimento técnico para tal. Mas não é necessário ter dezenas de formação e anos de experiência, dependendo do foco da sua consultoria.
O que NÃO é consultoria
Não é execução de atividades do plano de ações;
Não é terapia, por mais que o processo de escuta existe;
Não é processo continuo: a consultoria prevê, início, meio e fim.
Agora que você já saber um pouco mais sobre esse processo vamos aos passos para criar a sua consultoria online.
PASSO 1: Definir o seu nicho/área de atuação.
Você precisa definir o nicho que irá atuar. Aqui você vai considerar os seus conhecimentos técnicos, sua experiências ou habilidades que podem vir a ajudar a resolver uma demanda do mercado.
Por exemplo: Se você conhece de finanças, já estudo muito a área de investimentos, sabe identificar possíveis problemas analisando as movimentações de outras pessoas, você pode prestar consultoria de investimentos.
Outro exemplo: Um profissional que tem conhecimento e experiência com Redes Sociais, engajamento e conteúdo, pode prestar consultoria de avaliação dos perfils do clientes nas principais Redes Sociais ou somente voltado para o Instagram. A partir dessa análise, sugerir ações de melhoria, estruturar um plano para execução.
PASSO 2: Definir pra quem é
Esse passo é muito importante! Por mais que o seu conhecimento permita atuar com diversos perfils de clientes, escolha um perfil ideal. Quanto mais você conhecer o seu cliente, mais alinhado será o seu processo de consultoria e mais entenderá o que é possível ou não dele executar.
Por exemplo: Para uma consultoria de marketing digital poderia focar em profissionais liberais que vendem serviço. Desta forma saberá trazer estratégias mais direcionadas e facilitará na análise e estruturação do plano de ações.
As pessoas querem consultores especialistas, então quando mais ela perceber que você entender do negócio e da atuação dela, mas ela vai se conectar e sentir confiança para contratar.
PASSO 3: Estrutura da Consultoria
Nesta etapa você precisa pensar em qual problema a sua consultoria vai resolver. É importante pensar que você precisa resolver um problema pontual do cliente e entregar uma solução que ele possa executar.
Existem diversos tipos de consultoria, as mais comuns no ambiente empresarial são:
- Consultoria de Marketing: nas diversas frentes, como redes sociais, ecommerce, marketing digital.
- Consultoria de Finanças: desde organização financeira até investimentos.
- Consultoria em Gestão, Processos e Recursos Humanos: aqui entra as consultorias de planejamento, reestruturação de processos, logística, gestão de pessoas em geral.
- Consultoria de Inovação: Focada em analisar e implementar processos de inovação nas empresas.
As consultorias podem ser para pessoas físicas também como nos tipos listados a baixo:
- Consultoria de beleza: Direcionada para cuidados da pele, indicação de produtos e alinhamento de rotina de skincare, normalmente os consultores são dermatologistas, esteticistas ou fisioterapeutas dermatofuncionais.
- Consultoria fitness: Personal trainer elabora um plano de exercícios e pode ser realizada com apoio de outros profissional da área da nutrição, englobando a prática física e alimentação.
- Consultoria de moda: voltada para identificação de estilos, montagem de looks ou até mesmo de apresentação pessoal.
Entre outros tipos.
Na hora de estruturar a sua consultoria você precisa pensar no objetivo que vai ajudar o cliente a alcançar, lembre-se de avaliar o que o cliente ideal deseja:
Exemplos:
Ter mais clientes;
Fortalecer a presença digital;
Organizar a rotina de skincare;
Ter um planejamento de treino personalizado;
Melhorar o posicionamento das suas redes sociais;
Ter um plano de marketing;
Ter um planejamento de conteúdos;
Organizar as finanças;
Melhorar seus investimentos.
Depois disso definido você vai pensar nas etapas da consultoria propriamente dita:
1) Diagnóstico:
Como você vai coletar dados e informações para analisar o clientes e propor soluções.
Aqui eu indico que você elabore um formulários com as perguntas importantes para enviar ao cliente ou para preencher com ele no encontro inicial.
Utilize o Google Forms para criação do formulário.
2) Plano de ações:
Após a etapa de analise você vai indicar as soluções para o cliente. Neste caso poderá utilizar de ferramentas próprias, de relatórios ou como sugestão, usar a ferramenta 5W2H - A ferramenta 5W2H é um conjunto de questões utilizado para compor planos de ação de maneira rápida e eficiente.
3) Acompanhamento:
Após a entrega do plano você pode propor mais 1 ou 2 encontros para acompanhar a execução do plano.
⚠️ O consultor não executa as ações do plano. Você vai aproveitar esses encontros para tirar dúvidas, indicar outros materiais de apoio, se necessário, e ajustar o plano caso precise.
PASSO 4: Venda da Consultoria
A maioria dos consultores tem seus clientes por meio de indicação, existe um mito que as pessoas e as empresas só contratam esse serviço desta forma.
Nos dias de hoje é possível vender consultoria pela Redes Sociais, divulgando o serviços pelo Instagram, Facebook ou LinkedIn.
Uma estratégia que você pode usar é, fazer uma série de questionamento a cerca das dúvidas da sua audiência sobre o assunto da sua consultoria e no final apresentar a sua ela como uma solução.
Importante que você gere conteúdos sobre o assunto trazendo dicas e informações que vão ajudar o seu potencial cliente. Essa é a melhor forma de gerar valor, confiança e converter seguidores em clientes.
Proposta Comercial: É imprescindível preparar uma proposta ou uma página de vendas que explique sobre a sua consultoria. Como ela funciona, para quem é, quantos encontros, quais as entregas, onde será realizada, como serão agendados e realizados os encontros e, claro, o valor da consultoria. Vale também colocar um breve currículo que dê respaldo a você como consultor.
PASSO 5: Entrega da Consultoria
A entrega vai ocorrer online, então você precisa escolher a plataforma que realizará as reuniões, exemplo Zoom e Google Meet. Essas plataformas tem planos gratuitos e pagos, verifique a opção que lhe atenderá melhor.
Aqui também você tem que pensar se terá algum material complementar, uma aula, vídeo ou ferramenta de apoio.
Com esses 5 passos concluímos a criação da sua Consultoria Online.
Agora é colocar em ação e captar seus clientes!
Você também pode assistir nossos vídeo sobre o assunto:
Gostou desse artigo? Comenta abaixo 👇